quinta-feira, 27 de maio de 2010

REVITALIZAÇÃO DE RIOS ?

(por Janaina Marx)

Porque revitalizar rios? Esta é uma questão que precisa estar bem resolvida na cabeça das pessoas para que o processo comece de fato. Como quase tudo em uma democracia é preciso que esta conscientização chegue até as pessoas antes de mais nada. Resolvida esta questão passamos ao seguinte passo: existe solução???Tem jeito de limpar um rio sujo e poluído como o TIETÊ e o ARRUDAS??? A reposta que outros países nos tem dado é que SIM!!! A verdade é que no panorama internacional, revitalizar rios já deixou de ser preocupação e agora é meta! E os resultados já começam a aparecer.

Rio Tietê, SP

Ribeirão Arrudas, Belo Horizonte

Programas de revitalização como o SWITCH, financiado pela união européia e com uma equipe multidisciplinar de 15 países do mundo é um exemplo da nova cara do gerenciamento dos recursos hídricos dentro do meio urbano. A proposta do programa é fazer parcerias com diversos países, de vários continentes, e proporcionar uma troca de informações bastante rica e diversificada. Os resultados do plano piloto dos rios Sokolowka e Ner na Polônia são exemplos da eficiência deste trabalho conjunto.

Programa SWITCH e rio Sokolowka

Outro exemplo de gestão integrada é o caso do rio Danúbio, que por sua situação geográfica (atravessa 10 países e deságua no mar negro) tem o problema agravado já que o mar negro, além de muito pequeno, tem apenas uma comunicação estreita com o mar mediterrâneo gerando problemas de eutrofização, pois a renovação das águas acontece lentamente. Mais uma vez, o exemplo que fica é a preocupação com o envolvimento da população, neste caso em diversos idiomas, uma campanha muito difícil, mas possível! - http://www.danubebox.org/.


Campanha Danube box

A lista de exemplos bem sucedidos de revitalização de rios segue. Para o Rio Reno na França, a campanha realizada convidando as pessoas a participarem e se envolverem no processo teve um retorno surpreendente. Os questionários foram enviados para a casa de cada francês e dentre as perguntas feitas duas chamaram a atenção: você gostaria de ter um rio limpo onde pudesse pescar, nadar, descansar ou até mesmo observar? Acredito que a grande maioria responderia SIM! No entanto a pergunta seguinte era: você estaria disposto a pagar por isto? E quanto estaria disposto a pagar? os resultados e as perguntas estão aqui. As respostas surpreendem e demonstram que as pessoas estão realmente interessadas em melhorar a qualidade de vida mesmo que isto implique em custos.


Campanha para consulta popular na França sobre a recuperação do rio Reno

De todos os exemplos que posso citar, sem dúvidas o mais interessante é o do rio cheonggyecheon, Seul, Coréia do Sul, principalmente pela audácia e a coragem. A história deste projeto é interessante por vários motivos: o projeto surgiu por iniciativa de um pequeno grupo dentro de uma universidade coreana atingindo a esfera política posteriormente; a Coréia só teve seu desenvolvimento econômico nos últimos anos; e finalmente, para concretizar o projeto, a cidade teve que enfrentar e resolver o problema do trânsito. O rio cheonggyecheon estava totalmente canalizado e coberto a algum tempo e sobre ele passavam viadutos até então essenciais para o funcionamento do trânsito na região central da cidade – isto te lembra algo? Enfim, os resultados estão abaixo e aqui.


Rio Cheonggyecheon antes da recuperação


Rio Cheonggyecheon depois da recuperação


Rio Cheonggyecheon antes e depois da recuperação

Aqui em Belo Horizonte as iniciativas do projeto Manuelzão, com a meta 2010, nos fazem acreditar que aqui também é possível ter um Arrudas e um Velhas limpos outra vez, os resultados já começam a aparecer...

Projeto Manuelzão - Expedição Rio das Velhas

A verdade é que recuperar os rios é um processo a longo prazo e por isto deve ser uma prioridade que não pode mudar a cada 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário